A hiperhidrose é uma doença que provoca uma sudorese excessiva, e pode se manifestar em uma ou mais áreas, como axilas, palma das mãos, rosto, cabeça, sola dos pés e virilha. A doença tem um impacto profundo na vida do paciente e pode levar ao isolamento social e à depressão. Embora a hiperhidrose atinja 176 milhões de pessoas no mundo e ofereça diversas possibilidades de tratamento, a falta de informação ainda é um importante obstáculo a ser superado, pois a população geralmente desconhece a doença.
As áreas mais atingidas pela hiperhidrose são mãos, planta dos pés, axilas, região inguinal e perineal. Quando afeta a planta do pé, pode favorecer o desenvolvimento de micoses.
Em geral, o suor não tem cheiro desagradável, mas frequentemente, a hiperhidrose cursa com bromidrose (odor desagradável), por causa da proliferação de bactérias que utilizam os componentes do suor e restos celulares como substrato alimentar. Pessoas acometidas pela hiperhidrose podem sofrer constrangimento intenso por causa do suor excessivo e enfrentar enormes dificuldades na vida profissional e pessoal, com risco de evoluir para um quadro depressivo.
Existem diversas opções terapêuticas para a hiperhidrose. Clique aqui para saber mais.