SBCD: 29 anos de muitas conquistas

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) completou, esta semana, 29 anos de atuação dentro da classe cientifica brasileira. Para a Diretoria e seus associados é tempo de comemoração, pois é o período que marca sua fundação e o inicio de suas atividades  como sociedade de especialidade.

Sua criação, que ocorreu durante a XI RADLA - Reunião Anual dos Dermatologistas Latino-Americanos do Cone Sul - remonta ao ano de 1988. Nesse evento, um curso sobre as indicações e as técnicas de Cirurgia Dermatológica foi ministrado pela primeira vez na América Latina. Diante do enorme sucesso, surgiu a ideia de estabelecer no Brasil uma associação para ensinar, incentivar e congregar profissionais que praticavam a Cirurgia Dermatológica. Assim, no dia 9 de maio daquele ano a SBCD foi oficialmente criada.

O primeiro presidente da SBCD foi Dr. Sebastião Sampaio, que ocupou o cargo por dois anos  e organizou o primeiro Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica (CBCD). O evento, único do gênero no Brasil, superou em muito as expectativas dos organizadores e foi um sucesso de público, o que continuou a ocorrer nas edições subsequentes, e hoje se encontra em sua 29ª edição.

Ao longo dos anos, a SBCD expandiu seu número de integrantes continuamente. Hoje, com cerca de 1800 associados, é a segunda maior sociedade de Cirurgia Dermatológica do mundo, “e sua presença no meio científico tem produzido impactos significativos em âmbito nacional”, comemora Dr. Mauro Enokihara, presidente da SBCD.