Como manter a beleza da pele durante o outono

O outono é um período de transição entre duas estações antagônicas, mas que igualmente demanda cuidados específicos com a saúde e beleza da pele. Entre suas características encontram-se aumento da incidência de ventos; redução gradativa das temperaturas; diminuição da umidade do ar. Tudo isso acaba influenciando na aparência da pele, que sente a falta de umidade ficando propensa ao ressecamento. Para evitar que a mudança de estação altere o turgor da pele, a rotina cosmética precisará de ajustes. 

• Ao lavar o rosto pela manhã, não use água muito quente. Uma água levemente morna poderá remover menos o manto hidrolipídico natural que protege a pele. 

• Evitar o uso de sabonetes em barra, que na maioria dos casos, influencia no ressecamento. O ideal é optar por sabonete líquido indicado para o tipo de pele.

• A esfoliação deve ser realizada com menos frequência para não sensibilizar a pele.

• A hidratação com proteção solar deve ser caprichada. O ideal é evitar cosméticos com contenham conservantes irritantes na formulação, como os parabenos e liberadores de formaldeído. 

• Em relação aos banhos a água deve ser morna, justamente para não provocar maiores ressecamentos.

A chegada da nova estação tem também o seu lado positivo. No outono é possível realizar tratamentos dermatológicos que exigem o mínimo de exposição ao sol, como é o caso dos peelings e clareamentos de manchas, por exemplo. Aproveite e consulte o seu dermatologista.