Auditório Profº Sebastião Sampaio
Moderadora: Eliandre Costa Palermo (SP)
Convidados: Ada Regina T. Almeida (SP), Sérgio Talarico (SP) e Alexandre Filippo (RJ)
Auditório Profº Sebastião Sampaio
Coord.: Marina Emiko Yagima Odo (SP) e Izelda Maria C. Costa (DF)
Temas:
Como abordar e tratar o melanoma cutâneo primário: o que é certo e o que é errado?
Coord.: Mauro Y. Enokihara (SP) e Fernando Augusto Almeida (SP)
Temas:
Conferencista: Valerie Callender (EUA)
Coord.: Eugênio R. de Almeida Pimentel (SP) e Lauro Lourival Lopes Filho (PI)
Temas:
Conferencista: Bogdana Victoria Kadunc (SP)
Coord.: Alcidarta dos Reis Gadelha (AM) e Jesus Rodriguez Santamaría (PR)
Temas:
Coord.: Alexandre de Almeida Filippo (RJ), Paulo Roberto Barbosa Silva (BA) e Nuno Eduardo G. de Sanches Osório (SP)
Temas:
Auditório Profº Sebastião Sampaio
Coord.: Cleide Eiko Ishida (RJ) e João Roberto Antonio (SP)
Temas:
Conferencista: Eckart Haneke (Alemanha)
Coord.: Francisco Macedo Paschoal (SP) e Sergio Yamada (SP)
Temas:
Conferencista: Eliot Battle (EUA)
Coord.: José Edmundo Pereira (MG) e Humberto A. Ponzio (RS)
Temas:
Conferencista: Odo Adão (MG)
Coord.: Francisco Le Voci (SP) e Reinaldo Tovo Filho (SP)
Temas:
Auditório Profº Sebastião Sampaio
Coord.: Alberto Cox Cardoso (AL), Luiz Henrique Camargo Paschoal (SP) e Nilton Nasser (SC)
Coord.: Ediléia Bagatin (SP) e Paula Bellotti (RJ)
Temas:
09 de junho de 2009 – terça-feira – TARDE - 16:00 – 18:00
Local: Center Convention Uberlândia - Sala A2 - Piso C
14 de junho de 2009 – Domingo – MANHÃ – 10:30 – 11:10
Local: Center Convention Uberlândia - Auditório Profº Sebastião Sampaio
12 de junho de 2009 - sexta-feira - TARDE - 14:30 - 16:30
Local: Hotel Plaza Shopping - Sala Grande Othelo - Piso E
Coord.: Pedro Leonardo V. Briggs Peçanha (RJ) e Selma Swartz Cérnea (SP)
Secretário: Glaysson Tassara Tavares (MG)
* para inscritos
* Apresentações artísticas e coquetel - lounge
* Jantar dançante com atrações musicais
* Comidas típicas com atrações musicais
Minas Gerais sediará pela primeira vez, o Congresso da SBCD e Uberlândia terá a honra de ser sua anfitriã durante estes 4 dias. estamos nos empenhando para lhe mostrar a nossa cultura, culinária, costumes, tradições, encantos e mitos. Fruto da fusão das várias raças, o povo mineiro tem um jeito todo especial de receber, com discreta retração, porém com intensa dedicação. Conheça um pouco da nossa história da região que te acolherá, nossos mitos e cidades e algumas atrações que lhes aguardam:
A região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, localizada geograficamente no interior do Brasil, faz divisa com os estados de goiás, mato grosso do Sul e São Paulo. Conta com 10,86% da população do estado de Minas Gerais (1,12% da população nacional) e participa com 16,57% do PIB estadual (1,74% do PIB nacional). desempenha um importante papel no desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais e suas principais cidades são Uberlândia(608.369 habitantes/(28,80% PIB regional) e Uberaba (287.760 habitantes / 13,02% PiB regional) e Araxá, a grande dama das fontes termais.
Segundo Rosane Volpatto, o mito Dona Beja viveu e tem seu nome vinculado aos principais acontecimentos de Araxá na primeira metade do séc. XIX. Nascida Ana Jacinta de São José na região do Desemboque, povoado de São Domingos de Araxá, então sob jurisdição goiana. Desde criança, sua rara beleza era muito admirada e comparada ao delicado e angelical beija-flor, originando daí seu apelido.
Jacinta, a belíssima moça, apaixonou-se por Antônio, um rapaz da alta sociedade, porém atraiu também a atenção de Mota, um ouvidor da Corte Portuguesa que se tornaria seu amante e protetor.
Foi por influência dela que o ouvidor Mota determinaria a devolução para Minas, das terras do Triângulo que haviam sido transferidas para a capitania de Goiás. Quando o ouvidor Mota retornou para Portugal, Jacinta tornou-se alvo de muitas criticas e resolve abandonar Araxá.
Muito tempo depois, ao receber a notícia que seu ex-amor Antônio havia se casado com outra, decide voltar a Araxá. As mulheres da cidade, invejosas e ciumentas, consideram-na grande risco para os valores éticos da época e a tornam pessoa indesejada e marginalizada pela sociedade.
Jacinta resolve se vingar prostituindo-se. Amante dos maridos das suas censoras e ajudada por seus especiais amigos construiu a magnífica Chácara do Jatobá, ali também ela se deitaria, a cada noite, com aquele que escolhia e que lhe pagasse o desejado.
Segundo a lenda, Dona Beja banhava-se diariamente na " Fonte da Jumenta" cujas águas lhe concediam a juventude, revigorada saúde e beleza. Tornou-se célebre, atraindo os homens das regiões mais remotas, curiosos para conhecer os seus encantos. Eles a cobririam de jóias, pedras preciosas, dinheiro e poder.
O topônimo "Araxá" significa terreno elevado e plano, chapadão, região mais elevada do que qualquer sistema de montanhas; na língua tupi-guarani: lugar alto onde primeiro se avista o sol; também denominação dos indígenas que viviam nas terras entre o Rio das Velhas (Araguari ) e o Rio Quebra Anzol referidos pela primeira vez, no século XVI, pela expedição de Lourenço Castanho Taques.
A presença dos índios araxás, exterminados em 1766 por Inácio Correia Pamplona, e a proximidade do Quilombo do Ambrósio, destruído em 1759 por Bartolomeu Bueno do Prado, constituíram obstáculo à ocupação das terras da região.
Os primeiros povoados da região foram para o Desemboque, distrito de Sacramento, cujos habitantes foram atraídos pela exploração do ouro . Com a decadência da mineração passaram a se dedicar à criação de gado com o surgimento das primeiras fazendas na região.Descoberta a fertilidade da terra e o sal mineral nas águas do Barreiro, o povoamento de Araxá se intensificou.
A Capitania de São Paulo e Minas do Ouro foi criada em 1709 e desmembrada em 1729 com a delimitação da Capitania de Minas Gerais. Na segunda metade do séc. XVIII (1766), a região do Triangulo Mineiro foi anexada à Goiás atendendo a um movimento dos moradores do Desemboque e retornou a Minas em 1816, graças ao movimento dos moradores do Julgado de Araxá, o Sertão da Farinha Podre (Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba).
Atualmente conhecida por suas fontes termais, Araxá teve seu pólo turístico fotalecido na década de 1940 com a inauguração do Complexo Termal - Grande Hotel e Balneário.
O Mito
Descrita como uma jovem mulata de beleza invulgar, viveu na Diamantina-MG da segunda metade so séc. XVIII e teria seduzido com seus encantos, o poderoso contratador dos diamantes João Fernades de Oliveira cuja fortuna era descrita popularmente, como sendo maior do que a do rei de Portugal. Voluntariosa, foi dona de um " palácio" de vinte e um cõmodos com jardim de plantas exóticas e cascatas artificiais, além de um lago com navio a vela. Discriminada era considerada concubina e impedida de frequentar templos católicos. Protetora dos espetáculos teatrais e musicais, inscreveu seu nome na culinária regional sendo-lhe atribuída a receita do Xinxim da Chica, seu prato preferido.
A Biografia
Segundo Junia F. Furtado, Chica da Silva era mestiça afro-brasileira e foi inicialmente escrava do Sargento-mor Manuel Pires Sardinha, médico e proprietário de lavras no arraial do Tijuco com quem teve um filho. Escrava do Padre Rolim conheceu João Fernandes de Oliveira, tendo sido adquirida ou alforriada a pedido dele que chegara ao Tijuco em 1753, na função de Contratador dos Diamantes.
Em 1770, João Fernandes retornou para o reino e levou consigo os quatro filhos, jovens nobres portugueses. A partida ocasionou o afastamento dos amantes.
No Brasil, os interesses de Chica ficaram protegidos por propriedades que lhe foram deixadas pelo contratador e garantiram sua sobrevivência e a educação das filhas, encaminhadas ao recolhimento das freiras de Macaúbas, o melhor das Minas Gerais.
Chica jamais se casou legalmente, porém alcançou prestígio na sociedade local da época e usufruiu de regalias privativas de senhoras brancas, mesmo após a partida de João Fernandes em 1770, tendo pertencido às Irmandades de São Franscisco do Carmo (exclusivas de brancos), das Mercês (de mulatos) e do Rosário (de africanos).
Símbolo mitológico da escrava-rainha, dissimula, entretanto, a hipocrisia da democracia racial na sociedade brasileira, embora descendente de escravos africanos; em 1754, após se unir ao Contratador, já era dona de escravos. Faleceu em 1796, sendo sepultada na greja de São Francisco de Assis, privilégio reservado apenas aos brancos ricos.
Grande Hotel de araxá, inaugurado em 1944 pelo govenardor Benedito Valadares e pelo presidente Getúlio Vargas, o complexo do grande Hotel constitui magnífico conjunto arquitetônico com seus imponentes salões revestidos em mármore de Carrara, rico mobiliário, lustres em cristais da Boêmia, janelas com cristais franceses bisotados, obras de arte em afresco e vitrais.
Termas de araxá, a grandeza e esplendor das edificações do Barreiro se repetem nessa casa de banhos, spa e tratamento de beleza de primoroso bom gosto e refinado acabamento. destaque para a galeria que a une ao grande Hotel, decorada com afrescos de paisagens dos principais pontos turísticos de minas gerais e seu “foyer” cuja rotunda de vitrais multicoloridos que narram trechos épicos da história de minas gerais, uma bela obra de arte!
Suas fontes alcalino-sulfurosas alimentam os quatro bebedouros que escoem águas utilizadas na hidroterapia. expostos estão fósseis de animais pré-históricos encontrados no local durante o período de construção do grande Hotel e da Termas de araxá.
Localizado no sobrado do século XIX, onde dona Beja teria residido, ele narra a história de araxá e suas tradições culturais, através de seus ciclos econômicos: a pecuária, o turismo e a mineração. É possivel imaginá-la recebendo personalidades paa seus famosos saraus e reuniões de cunho político.
As fontes do Rio Quente Resorts, antiga Pousada do Rio Quente, são a mais importante esmeralda goiana descoberta por Bartolomeu Bueno da Silva no século XVII. Fluem da Serra de Caldas e compõem o maior complexo de águas quentes naturais do mundo, situado no município de Rio Quente a 27 quilômetros da cidade de Caldas novas, sul do estado de goiás. Sua beleza exótica, rica fauna, flora exuberante envoltos no clima sempre ameno tornam o Rio Quente Resorts, um local realmente especial, o Hot Park, o Giant Slide e a recém-inaugurada Praia do Cerrado são certeza de diversão garantida.
Reservas através: (41) 3233-7648 ou eventos@usplace.com.br