Regulamento - Trabalhos Científicos

Submissão e Avaliação de Trabalhos Científicos

1. Normas para inscrição e envio dos trabalhos

Inscrição

Categorias

  1. Pôster de Mini-caso cirúrgico
  2. Pôster de Investigação científica
  3. Pôster Jovem Cirurgião Dermatológico Ival Peres Rosa (até 5 anos de associado SBCD)
    1. Mini-Caso
    2. Investigação

Envio dos trabalhos

Os trabalhos serão submetidos na forma de pequena comunicação (brief report) e deverão obedecer aos limites do formulário ON LINE, sendo usado UM por trabalho a partir do dia 20/10/2009.

IMPORTANTE

  1. Não é necessário inserir o trabalho inteiro de uma só vez, pode-se retornar ao sistema quantas vezes forem necessárias para completar ou editar o trabalho até o mesmo ser marcado como finalizado.
  2. Serão aceitos, no máximo, 2 (dois) mini-casos, 2 (dois) trabalhos de investigação científica e 1 (um) trabalho Jovem Cirurgião Dermatológico Ival Peres Rosa por autor. Aqueles que já tiverem atingido este número, só poderão constar nos próximos como co-autor.
  3. No caso do número de trabalhos recebidos ser maior do que o estabelecido, será considerado como critério de desempate na ordem: método, impactos, benefícios e apresentação.

Os trabalhos em desacordo com as normas aqui estabelecidas não serão avaliados.

Alerta aos autores

Não enviem temas idênticos duplicados ou incompletos, devido à desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico. Siga as instruções na tela, clicando nos locais indicados. As páginas apresentadas demonstrarão, de forma seqüencial, a formatação requisitada pelo Congresso.

ATENÇÃO

O autor principal ou o apresentador deverão estar inscritos no Congresso no momento da inscrição do trabalho. Caso contrário, o mesmo será rejeitado pela comissão científica.

2. Roteiro para envio eletrônico dos trabalhos

O envio dos trabalhos será realizado EXCLUSIVAMENTE no formato eletrônico a partir do site: http://www.sbcd.org.br/riodejaneiro2010.

  1. O autor principal deverá preencher as informações pedidas, sendo o responsável pela submissão do(s) trabalho(s). Uma senha individual deverá ser criada pelo autor para acompanhamento subseqüente do trabalho.
  2. Ao clicar em "Nova Submissão", serão pedidas as seguintes informações:
    • A categoria ao qual o trabalho vai ser submetido: Mini-caso, Trabalho de investigação científica ou Jovem Cirurgião Dermatológico Ival Peres Rosa (mini-caso ou investigação);
    • Área do conhecimento que mais se relacione com o fundamento do estudo ou caso(s) Clínico(s);
    • O título do trabalho;
    • O título acadêmico máximo do autor;
    • O nome completo do autor (sem abreviações).
  3. Vide abaixo as áreas do conhecimento:
    1. Cirurgia dermatológica
    2. Cirurgia oncológica
    3. Cirurgia cosmética
    4. Lasers e outras tecnologias
    5. Peelings, toxina botulínica e preenchimento
    6. Outras
  4. No passo seguinte do processo de submissão eletrônica, o autor deve definir co-autores (limite: mini-caso: 1 autor e até 4 co-autores; investigação científica: 1 autor e 6 co-autores) e instituições correspondentes. Cada trabalho enviado recebe um número e agrupado a este, o preenchimento com os dados do autor, co-autores, e Instituição. Os co-autores devem também ser identificados pelo CPF ou Passaporte (no caso de estrangeiros), para que possa haver adequada pontuação no sistema de certificação e acreditação da SBD.
  5. Em seguida, ao preencher os nomes dos autores e co-autores e as respectivas Instituições, a pessoa responsável pela submissão do trabalho deve selecionar o apresentador do mesmo dentre os nomes incluídos na submissão.
  6. Após as seleções prévias, inicia-se a parte de submissão do trabalho de pequena comunicação (brief report). Recomenda-se realizar o processo de cópia de um outro programa (geralmente um editor de texto), inserindo diretamente no espaço destinado ao trabalho. Todo conteúdo que exceder os limites de caracteres estabelecidos será indicado pelo formulário. É possível salvar o trabalho com o excedente de caracteres, mas não será permitida a finalização se houver excedente.
  7. Quanto ao título do trabalho, recomenda-se a confecção de um título que omita a autoria e informações institucionais do trabalho, a fim de que fique assegurado o anonimato, quando da avaliação. O título não deve apresentar abreviaturas. O total de caracteres disponível para digitação do título é de 200.
  8. O texto do resumo deverá ter no máximo 1.400 caracteres. Não deve conter abreviaturas, números de referência bibliográfica, elementos que identifiquem os pacientes (iniciais), ou que identifiquem o serviço/autores, sob pena de desclassificação do trabalho.
    Devem constar dos seguintes tópicos:
    Pôster de Mini-Caso Cirúrgico Pôster de Investigação Científica
    Fundamentos:
    Estado atual do conhecimento sobre a doença do
    caso apresentado.
    Motivo da apresentação:
    Qual é a razão que justifica a apresentação?
    Apresentação clínica do caso:
    História e evolução.
    Discussão:
    Explicação para os achados clínicos e/ou
    laboratoriais e hipóteses para o caso.
    Fundamentos:
    Estado atual do conhecimento e qual é o principal
    problema abordado no estudo?
    Objetivos:
    Qual é a finalidade do estudo?
    Métodos:
    Como o estudo foi feito?
    Resultados:
    Quais são os achados mais importantes?
    Conclusões:
    Qual é a conclusão mais importante do estudo?
  9. Após o Resumo, em campos especificamente determinados, devem ser indicados, no mínimo três e no máximo cinco, descritores padronizados (palavras-chave ou unitermos indexadores), em português, listados em ordem alfabética, que identifiquem os assuntos tratados no texto e que estejam incluídos na publicação da Bireme ‘Descritores em Ciências da Saúde’, disponível no endereço http://decs.bvs.br/.
  10. A submissão do texto do trabalho deverá ter no máximo 5.000 caracteres (incluindo espaços e pontuação). Os trabalhos deverão ser apresentados de forma estruturada: introdução e/ou fundamentos, métodos, resultados e conclusões no espaço reservado.

IMPORTANTE

A Instituição(ões) na(s) qual(is) o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, não devem ser mencionados no corpo do texto sob pena de desclassificação. Os resultados devem ser expostos do modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Trabalhos com resultados e conclusões indefinidos, não serão aceitos para o julgamento. Trabalhos inacabados ou com expressões do tipo: “os resultados serão apresentados posteriormente” não serão considerados. Não é permitido submeter o mesmo artigo a mais de uma categoria, sob pena de ter o trabalho desclassificado.

3. Roteiro de preparação do corpo do trabalho

Pôster de Mini-caso cirúrgico

Relato de um ou mais casos com justificada razão para publicação. Deve constar dos seguintes tópicos:

  1. Introdução:
    A.1 Justificativa para apresentação. Por exemplo, raridade, aspectos clínicos inusitados, evolução atípica, inovações diagnósticas e terapêuticas, baseado em revisão da literatura.
  2. Relato do(s) caso(s). Deve descrever:
    B.1 Identificação, história e manifestações clínicas, exames laboratoriais confirmatórios do diagnóstico, terapêutica, evolução clínica.
  3. Discussão. Deve descrever:
    C.1 Explicação para os achados clínicos e laboratoriais; indicações da certeza diagnóstica e outras hipóteses para o caso.
  4. Referências bibliográficas no formato Vancouver (http://www.anaisdedermatologia.org.br/instrucoes/normas.php), no máximo, 10 referências.

Pôster de Investigação Científica

Artigo original, abrangendo ensaios controlados e randomizados, estudos de testes diagnósticos e de detecção, estudos descritivos e de intervenção, assim como pesquisa básica com animais de laboratório. Deve constar dos seguintes tópicos:

  1. Introdução
  2. Método (Materiais, métodos, casuística e estatística)
  3. Resultados
  4. Discussão (Deve incluir as limitações do estudo)
  5. Referências bibliográficas no formato Vancouver (http://www.anaisdedermatologia.org.br/instrucoes/normas.php) no máximo, 10 referências.

Após o corpo do trabalho:

  1. Um espaço de 2.000 caracteres será disponibilizado para as referências.
  2. Ao final das referências, haverá a permissão da submissão de ilustrações. (imagens, figuras, gráficos, quadros e tabelas)
    As imagens, tabelas, quadros e gráficos devem ser submetidas eletronicamente em campo determinado e referenciado no texto. A resolução das fotografias deve ser de 600x600 pixels em arquivos no formato JPG e tamanho máximo de 500Kb.
    Imagens com potencial de identificação dos pacientes devem acompanhar da devida autorização pelo paciente em formulário padronizado (www.anaisdedermatologia.org.br) que deverá ser entregue na data da apresentação do trabalho (oral e pôster) ou da públicação na revista dos Anais Brasileiros de Dermatologia.
  3. Conflitos de interesse
    Qualquer tipo de patrocínio, apoio ou interesse relacionado ao trabalho deve ser declarado.
    Um espaço com um total de 1.500 caracteres formulário está incluído no material de submissão eletrônica para declaração de conflito de interesse. Quando nenhum interesse interferir com o trabalho atual, uma expressão clara deve ser colocada no espaço reservado para tal. Por exemplo: Nenhum conflito.
  4. Reivindicação de prioridades de mini-caso
    Um espaço com um total de 1.500 caracteres está disponível para reivindicações de prioridade. Se os autores têm certeza absoluta deste fato devem explicar por escrito como os autores chegaram a esta conclusão. Descreva suas estratégias da busca, termos da busca, as bases de dados investigados, e o espaço de tempo pesquisado. Relate também os livros e monografias que foram consultadas para confirmar sua reivindicação.
  5. Ao final do formulário o autor deve salvar o texto digitado como rascunho, podendo realizar diversas modificações até marcar o mesmo como finalizado.
  6. Quando o autor decidir que o trabalho está completo e pronto para avaliação, o mesmo deve ser marcado como finalizado. Ao selecionar a opção finalizar o sistema obrigará o autor aos consentimentos, sem os quais o trabalho não poderá ser finalizado.
    IMPORTANTE: Os trabalhos que não forem marcados como finalizados até a expiração da data limite, não serão considerados para análise.

4. Processo de avaliação de trabalhos

Os autores serão notificados do recibo dos trabalhos completos. A equipe de funcionários do congresso reverá o manuscrito e o enviará a pelo menos três revisores para avaliação dos trabalhos a partir de formulário de notas padronizado.

Serão considerados aprovados para a apresentação no congresso os trabalhos que atingirem nota média igual ou maior a 300. A fim de garantir homogeneidade na avaliação, as notas dos avaliadores serão ponderadas e corrigidas matematicamente de acordo com a média de todas as notas do mesmo avaliador.

Fórmula de correção das notas:

Nota do avaliador corrigida = Nota do avaliador x 100 / média das notas de todos os trabalhos julgados por este avaliador

Os manuscritos serão avaliados/selecionados de forma anônima pela Comissão Científica do XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica de acordo com os seguintes critérios: 1. Apresentação, 2. Método, 3. Impactos e 4. Benefícios.

Após a classificação dos trabalhos pelos avaliadores online, as apresentações em forma de pôster serão avaliadas por uma comissão local a fim de compor a nota final.

Pontuação

NOTA: Os critérios adotados e as notas obtidas refletem as ponderações dos pareceristas válido apenas para o XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica. Estas avaliações não podem ser comparadas ou usadas para definições de outros pareceristas do mesmo trabalho independente do nível, quer seja ele nacional, internacional, outros congressos da área ou relacionados e publicações científicas e não científicas.

5. Roteiro de avaliação de pôsteres de investigação científica

Apresentação do Estudo

Título: Quanto ao reflexo do conteúdo do texto e as palavras empregadas:

  • Reflete o conteúdo e as palavras utilizadas são apropriadas = 3;
  • Reflete parcialmente o conteúdo, mas as palavras utilizadas são apropriadas = 2;
  • Não reflete o conteúdo e as palavras utilizadas são pouco apropriadas = 1;
  • Não reflete o conteúdo nem as palavras utilizadas são apropriadas = 0.

Resumo: Quanto à estrutura lógica e à presença dos itens necessários:

  • Contém todos os itens necessários e é estruturado de forma adequada = 3;
  • Contém todos os itens necessários e é semi-estruturado de forma adequada = 2;
  • Não contém todos os itens necessários e é semi-estruturado estruturado de forma adequada = 1;
  • Não contém todos os itens necessários e não é estruturado de forma adequada = 0.

Fundamentação: O problema que está sendo estudado está claramente apresentado. Existiam hipóteses a serem testadas e foram explicitadas. Houve clara justificativa de por que foi necessária a realização da pesquisa.

  • A presença de todos os itens = 3;
  • O cumprimento parcial destes itens = 2;
  • A presença de apenas um dos itens = 1;
  • A ausência de todos os itens = 0.

Metodologia: Mérito científico e originalidade:

  • Idéia ou estudo totalmente original = 3;
  • Verificação ou confirmação de dados da literatura = 2;
  • Extensos trabalhos na literatura = 1;
  • Sem formulação de hipótese científica = 0.

Metodologia: Estudo possui grupo controle ou comparativo interno?

  • Sim = 1
  • Não = 0

Metodologia: Estudo possui algum tipo de randomização (Coorte, estudo clínico randmizado, Revisão sistemática ou metanálise)?

  • Sim = 1
  • Não = 0

Metodologia: Estudo prospectivo?

  • Sim = 1
  • Não = 0

Metodologia: A metodologia empregada está adequada para cumprir os objetivos propostos?

  • Completamente = 3;
  • Parcialmente = 2;
  • Insuficientemente = 1;
  • Completamente inadequada = 0.

Metodologia: Interdisciplinaridade envolvida na execução.

  • Envolvimento de conceitos e técnicas de diferentes áreas do conhecimento, básica e clínica, no desenvolvimento do estudo = 2;
  • Estudo sem envolvimento de outras áreas da ciência = 1;
  • Não descrito ou explicitado = 0.

Impactos e Benefícios: Contribuição para o progresso na conduta diagnóstica, terapêutica ou no entendimento da fisiopatologia da doença:

  • Contribuição original provocando mudança importante na conduta diagnóstica, terapêutica ou no entendimento da fisiopatologia da doença = 3;
  • Contribuição original não provocando mudança na conduta diagnóstica, terapêutica ou no entendimento da fisiopatologia da doença = 2;
  • Interesse didático (curiosidade científica) ou resultado duvidoso (associação fortuita) = 1;
  • Nenhum dado novo = 0;

Impactos e Benefícios: Contribuição para o progresso social e a qualidade de vida do público beneficiário (População alvo).

  • Contribuição original ao enfoque prático da ação do médico para a doença = 3;
  • Contribuição original sem mudança de nenhum enfoque do médico para a doença = 2;
  • Contribuição não original e de pouca utilização clínica = 1;
  • Nenhuma contribuição = 0.

Impactos e Benefícios: Aplicabilidade dos resultados obtidos

  • Alta = 3;
  • Média = 2;
  • Baixa = 1;
  • Nenhuma = 0.

6. Roteiro de avaliação de pôster de mini-caso cirúrgico

Apresentação do Estudo

Título: Quanto ao reflexo do conteúdo do texto e as palavras empregadas:

  • Reflete o conteúdo e as palavras utilizadas são apropriadas = 3;
  • Reflete parcialmente o conteúdo, mas as palavras utilizadas são apropriadas = 2;
  • Não reflete o conteúdo e as palavras utilizadas são pouco apropriadas = 1;
  • Não reflete o conteúdo nem as palavras utilizadas são apropriadas = 0.

Resumo: Quanto à estrutura lógica e à presença dos itens necessários:

  • Contém todos os itens necessários e é estruturado de forma adequada = 3;
  • Contém todos os itens necessários e é semi-estruturado de forma adequada = 2;
  • Não contém todos os itens necessários e é semi-estruturado estruturado de forma adequada = 1;
  • Não contém todos os itens necessários e não é estruturado de forma adequada = 0.

Fundamentação: - O(s) caso(s) clínico(s) que está(ão) sendo claramente apresentado(s). Houve clara justificativa de por que foi necessária a apresentação do(s) caso(s) clínico(s).

  • A presença de todos os itens = 3;
  • O cumprimento parcial destes itens = 2;
  • A presença de apenas um dos itens = 1;
  • A ausência de todos os itens = 0.

Metodologia: Originalidade:

  • Primeiro caso descrito ou caso raro com aspecto atípico = 3;
  • Caso raro com aspecto típico = 2;
  • Caso clínico comum com aspecto inusitado = 1;
  • Doença comum sem originalidade = 0;

Metodologia: Método utilizado:

  • Caso clínico com pesquisa demonstrativa ou pequena série (4 a 10 casos) = 3;
  • Caso clínico simples bem estudado = 2;
  • Caso clínico simples estudado parcialmente = 1;
  • Sem metodologia ou incompreensível = 0;

Metodologia: Adequação da metodologia na determinação diagnóstica e descrição do mini-caso cirúrgico:

  • Evidência plena de adequação técnico-científica = 3;
  • Evidência parcial de adequação técnico-científica = 2;
  • Pouca evidência de adequação técnico-científica = 1;
  • Não há adequação técnico-científica = 0;

Metodologia: Interdisciplinaridade envolvida na determinação diagnóstica e descrição do mini-caso cirúrgico:

  • Envolvimento de conceitos e técnicas de diferentes áreas do conhecimento, básica e clínica, no desenvolvimento do estudo = 2;
  • Estudo sem envolvimento de outras áreas da ciência = 1;
  • Não descrito ou explicitado = 0.

Impactos e Benefícios: Contribuição para o progresso na conduta diagnóstica, terapêutica ou no entendimento da fisiopatologia da doença;.

  • Contribuição original provocando mudança importante na conduta diagnóstica, terapêutica ou no entendimento da fisiopatologia da doença = 3;
  • Contribuição original não provocando mudança na conduta diagnóstica, terapêutica ou no entendimento da fisiopatologia da doença = 2;
  • Interesse didático (curiosidade científica) ou resultado duvidoso (associação fortuita) = 1;
  • Nenhum dado novo = 0.

Impactos e Benefícios: Contribuição para o progresso social e a qualidade de vida do público beneficiário (População alvo).

  • Contribuição original ao enfoque prático da ação do médico para a doença = 3;
  • Contribuição original sem mudança de nenhum enfoque do médico para a doença = 2;
  • Contribuição não original e de pouca utilização clínica = 1;
  • Nenhuma contribuição = 0.

Impactos e Benefícios: Aplicabilidade dos resultados obtidos para a comunidade usuária e/ou sociedade em geral (Disseminação do conhecimento gerado ao público beneficiário)

  • Alta = 3;
  • Média = 2;
  • Baixa = 1;
  • Nenhuma = 0.

Resultado Final

Soma dos pontos de cada item Pontos Peso Resultado
Apresentação do Estudo   X 20 0
Metodologia   X 40 0
Impactos e benefícios   X 20 0
    soma 0
Parecer conclusivo do avaliador
Recomendado (sugerido > 300)
Não recomendado (sugerido < 300)
Cada trabalho será avaliado por três julgadores distintos, de modo cego.
Será desconsiderada a nota do avaliador que mais se distanciar da média do trabalho.

A comunicação da aprovação do trabalho e da categoria a ser apresentado, será efetivada por meio da via eletrônica ou postal, ao primeiro autor. Os autores dos trabalhos aceitos receberão comunicado eletrônico (via e-mail indicado no cadastro on-line) informando sobre a recomendação ou não do seu trabalho com mais detalhes e orientações sobre data horário e local, além da disponibilização no site dessas informações. A secretaria do evento enviará a confirmação em: 20 de março de 2010.

Após a aprovação, os autores deverão confirmar ou não a apresentação dos respectivos trabalhos e apresentá-los na forma de pôster. ATENÇÃO - os autores, que após esta confirmação, não expuserem os seus trabalhos; sejam eles sob formato de mini-caso ou investigação; não poderão participar do processo de premiação.

O trabalho aprovado deverá ter um dos autores obrigatoriamente inscrito no Congresso.

A SBCD não é responsável pelos custos de transporte e hospedagem, relacionado à apresentação do trabalho aprovado.

IMPORTANTE

A aprovação do trabalho para apresentação como pôster no congresso será realizada pela comissão de avaliadores online.

Critério de Desempate

Será usado como critério de desempate entre os trabalhos que obtiverem a mesma pontuação classificatória a seguinte ordem:

Para trabalhos de investigação

  • 1. A maior nota no item Metodologia (nota geral). Se estas forem semelhantes, observa-se a maior nota dos subitens do item Metodologia na ordem apresentada.
    • 1.1 Mérito científico e originalidade;
    • 1.2 Método utilizado;
    • 1.3 Adequação da metodologia em relação aos objetivos propostos;
    • 1.4 Interdisciplinaridade envolvida na execução.
  • 2. Se estas ainda estiverem semelhantes, a maior nota no item Impactos E Benefícios (Nota Geral). Se estas forem semelhantes, observa-se a maior nota dos subitens do item Impacto e benefícios na ordem apresentada.
    • 2.1 Contribuição para o progresso na conduta diagnóstica, terapêutica ou no entendimento da fisiopatologia da doença;
    • 2.2 Contribuição para o progresso e a qualidade de vida do público beneficiário;
    • 2.3 Aplicabilidade dos resultados obtidos.
  • 3. Se estas ainda estiverem semelhantes, a maior nota no item Apresentação do Estudo (Geral). Se estas forem semelhantes, observa-se a maior nota dos subitens do item apresentação do estudo na ordem apresentada.
    • 3.1 Título;
    • 3.2 Resumo;
    • 3.3 Fundamentação.
  • 4. Se estas ainda estiverem semelhantes , a data de submissão on-line será o critério de desempate.

7. Classificação dos trabalhos

Os trabalhos selecionados de cada área terão sua classificação geral especificada por uma fórmula de adequação de notas. Assim a pontuação classificatória será determinada pela seguinte fórmula:

Pontuação Classificatória Final = Pontuação da avaliação online + Pontuação da Comissão Julgadora através de avaliação presencial

TODOS os trabalhos selecionados para apresentação em pôster eletrônico poderão ser disponibilizados no site www.sbcd.org.br em área restrita aos sócios da SBCD, exatamente da forma como foram encaminhados. Não serão aceitos pedidos de modificações (nomes ou títulos) após o recebimento dos mesmos.

Os trabalhos de Pôster de investigação, mini-caso e Jovem Dermatologista (mini-caso e investigação), selecionados em primeiro e segundo lugares poderão ser apresentados ORALMENTE na Sessão Especial do Congresso. Neste caso, é solicitado aos apresentadores trazer o trabalho também em multimídia para a reapresentação, no caso de serem premiados.

Sobre a apresentação oral:

Os trabalhos serão apresentados em multimídia em formato adequado com a seguinte distribuição de tempos e ordem de apresentação:

  • Investigação Científica: 08 minutos no máximo para cada trabalho;
  • Mini-caso: 04 minutos no máximo para cada trabalho.

8. Premiação

Pôster Mini-caso:

  • 1º lugar - R$ 1.000,00
  • 2º lugar - R$ 600,00

Pôster Investigação:

  • 1º lugar - R$ 1.200,00
  • 2º lugar - R$ 800,00

Prêmio Jovem Cirurgião Dermatológico Ival Peres Rosa (até 5 anos de associado SBCD):

  • Mini-caso:
    • 1º lugar - R$ 1.000,00
    • 2º lugar - R$ 600,00
  • Investigação:
    • 1º lugar - R$ 1.200,00
    • 2º lugar - R$ 800,0

9. Guia para confecção do pôster

TODOS os trabalhos inscritos e aprovados deverão ser apresentados em pôster eletrônico.

A apresentação do trabalho em pôster eletrônico propicia uma oportunidade única de divulgá-la entre um grande número de pessoas.

Limite de trabalhos de Pôster

A critério da Comissão Organizadora o número de trabalhos será limitado. Em caso de empate, será aplicado uma rotina de avaliação de desempate, como citado abaixo.

10. Informações adicionais

O sistema eletrônico para envio de comunicações livres estará disponível a partir de 20/10/2009. O preenchimento e envio será exclusivamente por meio da via eletrônica: http://www.sbcd.org.br/riodejaneiro2010; o link para este endereço estará disponível também nos respectivos endereços da Sociedade.

Data limite para o envio será até as 24 horas do dia 21/02/2010.

Todas as submissões de trabalho para o XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica devem acompanhar os padrões e requerimentos da revista Anais Brasileiros de Dermatologia, indexada nas bases de dados MEDLINE, LILACS, Medical & Surgical Dermatology, Periodica, Scielo e Latindex. Portanto, todos os trabalhos devem ser resultantes de pesquisas ou revisões de temas dermatológicos e correlatos.

Todas as submissões de trabalho devem incluir o Consentimento de uso em publicação, Declaração de Conflito de Interesses, Autorização para publicação de imagens e Declaração de autoria do trabalho. Estes formulários fazem parte do processo de submissão eletrônica para o XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica.

Todos os trabalhos devem ser submetidos através do endereço eletrônico http://www.sbcd.org.br/riodejaneiro2010. Este local fornece instruções para a submissão do manuscrito bem como orientações para os autores. Questionamentos sobre a submissão e formulário eletrônico podem ser dirigidos a riodejaneiro2010@sbcd.org.br.

Política editorial

As opiniões e declarações contidas nos trabalhos submetidos ao XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, não sendo necessariamente coincidentes com as da Comissão Científica do XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica.

A Comissão Científica e Comissão Julgadora do XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica não garantem, nem endossam os produtos ou serviços anunciados, sendo as propagandas de responsabilidade única e exclusiva dos anunciantes. Também não garantem qualquer promessa relacionada ao serviço ou produto veiculado no material submetido.

Dinâmica de Apresentação no congresso dos trabalhos submetidos e selecionados

Apresentador

O autor principal ou apresentador deverão estar inscritos no Congresso no momento da inscrição do trabalho. Caso contrário, o mesmo será devolvido.

Certificados

Será entregue apenas um certificado por trabalho apresentado, constando neste o nome do autor e os demais como co-autores informados no trabalho enviado.

Publicação

Os resumos dos trabalhos selecionados para apresentação em pôster serão publicados no site da www.sbcd.org.br em área restrita aos sócios da SBCD exatamente da forma como foram encaminhados. Não serão aceitos pedidos de modificações (nomes ou títulos) após o recebimento dos mesmos.

Sobre Patrocínios

Qualquer forma de patrocínio deverá ser referida na seção de conflito de interesses. É vedada a distribuição de material promocional de empresas patrocinadoras dos apresentadores. As drogas citadas deverão ser identificadas pelo seu nome químico.

Não será permitida a veiculação de anúncios citando os trabalhos apresentados no Congresso que induzam à interpretação de que foram endossados pelo XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica ou pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, sem autorização formal dessas entidades.


RealizaçãoPatrocínio