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Regulamento - Trabalhos Científicos

Submissão e Avaliação de Trabalhos Científicos

1. Normas para inscrição e envio dos trabalhos

Inscrição

  • Todos os trabalhos só poderão ser inscritos eletronicamente, através do site http://www.sbcd.org.br/campos2013.
  • Todos os trabalhos selecionados deverão ser exibidos como PÔSTER ELETRÔNICO.

Categorias

  1. Mini-caso cirúrgico
  2. Investigação científica
  3. Jovem Cirurgião Dermatológico (até 5 anos de associado SBCD)
    1. Mini-Caso
    2. Investigação

Envio dos trabalhos

Os trabalhos serão submetidos na forma de pequena comunicação (brief report) e deverão obedecer aos limites do formulário ON LINE, sendo usado UM por trabalho a partir do dia 01/02/2013.

IMPORTANTE

  1. Não é necessário inserir o trabalho inteiro de uma só vez, pode-se retornar ao sistema quantas vezes forem necessárias para completar ou editar o trabalho até o mesmo ser marcado como finalizado.
  2. Serão aceitos, no máximo, 2 (dois) mini-casos, 2 (dois) trabalhos de investigação científica e 1 (um) trabalho Jovem Cirurgião Dermatológico Ival Peres Rosa por autor. Aqueles que já tiverem atingido este número, só poderão constar nos próximos como coautor.
  3. No caso do número de trabalhos recebidos ser maior do que o estabelecido, será considerado como critério de desempate na ordem: método, impactos, benefícios e apresentação.

Os trabalhos em desacordo com as normas aqui estabelecidas não serão avaliados.

Alerta aos autores

Não enviem temas idênticos duplicados ou incompletos, devido à desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico. Siga as instruções na tela, clicando nos locais indicados. As páginas apresentadas demonstrarão, de forma sequencial, a formatação requisitada pelo Congresso.

ATENÇÃO

O autor principal ou o apresentador deverão estar inscritos no Congresso no momento da inscrição do trabalho. Caso contrário, o mesmo será rejeitado pela comissão científica.

2. Roteiro para envio eletrônico dos trabalhos

O envio dos trabalhos será realizado EXCLUSIVAMENTE no formato eletrônico a partir do site: http://www.sbcd.org.br/campos2013.

  1. O autor principal deverá preencher as informações pedidas, sendo o responsável pela submissão do(s) trabalho(s). Uma senha individual deverá ser criada pelo autor para acompanhamento subsequente do trabalho.
  2. Ao clicar em "Nova Submissão", serão pedidas as seguintes informações:
    • A categoria ao qual o trabalho vai ser submetido: Mini-caso, Trabalho de investigação científica ou Jovem Cirurgião Dermatológico Ival Peres Rosa (mini-caso ou investigação);
    • Área do conhecimento que mais se relacione com o fundamento do estudo ou caso(s) Clínico(s);
    • O título do trabalho;
    • O título acadêmico máximo do autor;
    • O nome completo do autor (sem abreviações).
  3. Vide abaixo as áreas do conhecimento:
    1. Cirurgia dermatológica
    2. Cirurgia oncológica
    3. Cirurgia cosmética
    4. Lasers e outras tecnologias
    5. Peelings, toxina botulínica e preenchimento
    6. Outras
  4. No passo seguinte do processo de submissão eletrônica, o autor deve definir coautores (limite: mini-caso: 1 autor e até 4 coautores; investigação científica: 1 autor e 6 coautores) e instituições correspondentes. Cada trabalho enviado recebe um número e agrupado a este, o preenchimento com os dados do autor, coautores, e Instituição. Os coautores devem também ser identificados pelo CPF ou Passaporte (no caso de estrangeiros), para que possa haver adequada pontuação no sistema de certificação e acreditação da SBD.
  5. Em seguida, ao preencher os nomes dos autores e coautores e as respectivas Instituições, a pessoa responsável pela submissão do trabalho deve selecionar o apresentador do mesmo dentre os nomes incluídos na submissão.
  6. Após as seleções prévias, inicia-se a parte de submissão do trabalho de pequena comunicação (brief report). Recomenda-se realizar o processo de cópia de um outro programa (geralmente um editor de texto), inserindo diretamente no espaço destinado ao trabalho. Todo conteúdo que exceder os limites de caracteres estabelecidos será indicado pelo formulário. É possível salvar o trabalho com o excedente de caracteres, mas não será permitida a finalização se houver excedente.
  7. Quanto ao título do trabalho, recomenda-se a confecção de um título que omita a autoria e informações institucionais do trabalho, a fim de que fique assegurado o anonimato, quando da avaliação. O título não deve apresentar abreviaturas. O total de caracteres disponível para digitação do título é de 200.
  8. O texto do resumo deverá ter no máximo 1.400 caracteres. Não deve conter abreviaturas, números de referência bibliográfica, elementos que identifiquem os pacientes (iniciais), ou que identifiquem o serviço/autores, sob pena de desclassificação do trabalho.
    Devem constar dos seguintes tópicos:
    Pôster de Mini-Caso Cirúrgico Pôster de Investigação Científica
    Fundamentos:
    Estado atual do conhecimento sobre a doença do
    caso apresentado.
    Motivo da apresentação:
    Qual é a razão que justifica a apresentação?
    Apresentação clínica do caso:
    História e evolução.
    Discussão:
    Explicação para os achados clínicos e/ou
    laboratoriais e hipóteses para o caso.
    Fundamentos:
    Estado atual do conhecimento e qual é o principal
    problema abordado no estudo?
    Objetivos:
    Qual é a finalidade do estudo?
    Métodos:
    Como o estudo foi feito?
    Resultados:
    Quais são os achados mais importantes?
    Conclusões:
    Qual é a conclusão mais importante do estudo?
  9. Após o Resumo, em campos especificamente determinados, devem ser indicados, no mínimo três e no máximo cinco, descritores padronizados (palavras-chave ou unitermos indexadores), em português, listados em ordem alfabética, que identifiquem os assuntos tratados no texto e que estejam incluídos na publicação da Bireme ‘Descritores em Ciências da Saúde’, disponível no endereço http://decs.bvs.br/.
  10. A submissão do texto do trabalho deverá ter no máximo 5.000 caracteres (incluindo espaços e pontuação). Os trabalhos deverão ser apresentados de forma estruturada: introdução e/ou fundamentos, métodos, resultados e conclusões no espaço reservado.

IMPORTANTE

A Instituição(ões) na(s) qual(is) o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, não devem ser mencionados no corpo do texto sob pena de desclassificação. Os resultados devem ser expostos do modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Trabalhos com resultados e conclusões indefinidos, não serão aceitos para o julgamento. Trabalhos inacabados ou com expressões do tipo: “os resultados serão apresentados posteriormente” não serão considerados. Não é permitido submeter o mesmo artigo a mais de uma categoria, sob pena de ter o trabalho desclassificado.

3. Roteiro de preparação do corpo do trabalho

Mini-caso cirúrgico

Relato de um ou mais casos com justificada razão para publicação. Deve constar dos seguintes tópicos:

  1. Introdução:
    A.1 Justificativa para apresentação. Por exemplo, raridade, aspectos clínicos inusitados, evolução atípica, inovações diagnósticas e terapêuticas, baseado em revisão da literatura.
  2. Relato do(s) caso(s). Deve descrever:
    B.1 Identificação, história e manifestações clínicas, exames laboratoriais confirmatórios do diagnóstico, terapêutica, evolução clínica.
  3. Discussão. Deve descrever:
    C.1 Explicação para os achados clínicos e laboratoriais; indicações da certeza diagnóstica e outras hipóteses para o caso.
  4. Referências bibliográficas no formato Vancouver (http://www.anaisdedermatologia.org.br/instrucoes/normas.php), no máximo, 10 referências.

Investigação Científica

Artigo original, abrangendo ensaios controlados e randomizados, estudos de testes diagnósticos e de detecção, estudos descritivos e de intervenção, assim como pesquisa básica com animais de laboratório. Deve constar dos seguintes tópicos:

  1. Introdução
  2. Método (Materiais, métodos, casuística e estatística)
  3. Resultados
  4. Discussão (Deve incluir as limitações do estudo)
  5. Referências bibliográficas no formato Vancouver (http://www.anaisdedermatologia.org.br/instrucoes/normas.php) no máximo, 10 referências.

Após o corpo do trabalho:

  1. Um espaço de 2.000 caracteres será disponibilizado para as referências.
  2. Ao final das referências, haverá a permissão da submissão de ilustrações. (imagens, figuras, gráficos, quadros e tabelas)
    As imagens, tabelas, quadros e gráficos devem ser submetidas eletronicamente em campo determinado e referenciado no texto. As dimensões das imagens devem ser de no máximo 600 pixels de largura e/ou 600 pixels de altura — Atenção para que diferentes proporções da imagem possam gerar distorções na apresentação — em arquivos no formato JPG e tamanho máximo de 500Kb.
    Imagens com potencial de identificação dos pacientes devem acompanhar da devida autorização pelo paciente em formulário padronizado (www.anaisdedermatologia.org.br) que deverá ser entregue na data da apresentação do trabalho (oral e pôster eletrônico) ou da públicação na revista dos Anais Brasileiros de Dermatologia.
  3. Conflitos de interesse:
    Qualquer tipo de patrocínio, apoio ou interesse relacionado ao trabalho deve ser declarado.
    Um espaço com um total de 1.500 caracteres está incluído no material de submissão eletrônica para declaração de conflito de interesse. Quando nenhum interesse interferir com o trabalho atual, uma expressão clara deve ser colocada no espaço reservado para tal. Por exemplo: Nenhum conflito.
  4. Reivindicação de prioridades de mini-caso:
    Um espaço com um total de 1.500 caracteres está disponível para reivindicações de prioridade. Se os autores têm certeza absoluta deste fato devem explicar por escrito como os autores chegaram a esta conclusão. Descreva suas estratégias da busca, termos da busca, as bases de dados investigados, e o espaço de tempo pesquisado. Relate também os livros e monografias que foram consultadas para confirmar sua reivindicação.
  5. Ao final do formulário o autor deve salvar o texto digitado como rascunho, podendo realizar diversas modificações até marcar o mesmo como finalizado.
  6. Quando o autor decidir que o trabalho está completo e pronto para avaliação, o mesmo deve ser marcado como finalizado. Ao selecionar a opção finalizar o sistema obrigará o autor aos consentimentos, sem os quais o trabalho não poderá ser finalizado.
    IMPORTANTE: Os trabalhos que não forem marcados como finalizados até a expiração da data limite, não serão considerados para análise.

4. Processo de avaliação de trabalhos

Os autores serão notificados do recibo dos trabalhos completos. A equipe de funcionários do congresso reverá o manuscrito e o enviará a pelo menos três revisores para avaliação dos trabalhos a partir de formulário de notas padronizado.

Serão considerados aprovados para a apresentação no congresso os trabalhos que atingirem nota média igual ou maior que 30 (ver Roteiro de avaliação abaixo).

Os manuscritos serão avaliados/selecionados de forma anônima pela Comissão Científica do XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica.

Pontuação

NOTA: Os critérios adotados e as notas obtidas refletem as ponderações dos pareceristas válido apenas para o XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica. Estas avaliações não podem ser comparadas ou usadas para definições de outros pareceristas do mesmo trabalho independente do nível, quer seja ele nacional, internacional, outros congressos da área ou relacionados e publicações científicas e não científicas.

5. Roteiro de avaliação de investigação científica

Questão Eliminatória Preliminar:

Há elementos que identifiquem autores, serviços ou instituições?

  • SIM – Trabalho desclassificado
  • NÃO – Prossegue a avaliação

Elementos do TÍTULO:

  1. DESCREVE a ideia principal do estudo
  2. Emprega PALAVRAS / TERMOS oriundos da nomenclatura científica

Quanto aos itens acima, o TÍTULO do trabalho é:

  • Excelente (5 pontos)
  • Bom (4 pontos)
  • Médio (3 pontos)
  • Satisfatório (2 pontos)
  • Ruim (1 ponto)

Elementos do RESUMO:

  1. Reúne as PRINCIPAIS INFORMAÇÕES para o entendimento do estudo
  2. É ESTRUTURADO conforme as normas.
  3. Emprega PALAVRAS / TERMOS oriundos da nomenclatura científica

Quanto aos itens acima, o RESUMO do trabalho é:

  • Excelente (5 pontos)
  • Bom (4 pontos)
  • Médio (3 pontos)
  • Satisfatório (2 pontos)
  • Ruim (1 ponto)

Elementos da INTRODUÇÃO:

  1. APRESENTA o problema estudado
  2. JUSTIFICA a importância do estudo
  3. Declara os OBJETIVOS do trabalho
  4. REDIGE com clareza, concisão e usa corretamente o IDIOMA

Quanto aos itens acima, a INTRODUÇÃO do trabalho é:

  • Excelente (5 pontos)
  • Boa (4 pontos)
  • Média (3 pontos)
  • Satisfatória (2 pontos)
  • Ruim (1 ponto)

Elementos dos MÉTODOS (PESO 2):

  1. PERMITEM explorar os objetivos propostos
  2. Definem AMOSTRAGEM e técnica ESTATÍSTICA de análise
  3. Aprovação pelo comitê de ÉTICA da instituição
  4. REDIGE com clareza, concisão e usa corretamente o IDIOMA

Quanto aos itens acima, os MÉTODOS do trabalho são:

  • Excelentes (10 pontos)
  • Bons (8 pontos)
  • Médios (6 pontos)
  • Satisfatórios (4 pontos)
  • Ruins (2 pontos)

Elementos dos RESULTADOS E DISCUSSÃO:

  1. Apresenta os PRINCIPAIS ACHADOS do estudo
  2. ANALISA e INTERPRETA criticamente os resultados
  3. COMPARA os dados com a literatura
  4. REDIGE com clareza, concisão e usa corretamente o IDIOMA

Quanto aos itens acima, os RESULTADOS e DISCUSSÃO do trabalho são:

  • Excelentes (5 pontos)
  • Bons (4 pontos)
  • Médios (3 pontos)
  • Satisfatórios (2 pontos)
  • Ruins (1 ponto)

Elementos das ILUSTRAÇÕES / FIGURAS / TABELAS:

  1. APRESENTAÇÃO objetiva dos dados
  2. QUALIDADE das imagens / tabelas
  3. QUANTIDADE das imagens / tabelas
  4. LEGENDAS claras e explicativas

Quanto aos itens acima, as ILUSTRAÇÕES do trabalho são:

  • Excelentes (5 pontos)
  • Boas (4 pontos)
  • Médias (3 pontos)
  • Satisfatórias (2 pontos)
  • Ruins (1 ponto)

ATENÇÃO: Caso o trabalho não necessite de ilustrações, e o autor não as tenha incluído, o  item (ILUSTRAÇÕES / FIGURAS / TABELAS) deverá ser avaliado com a mesma pontuação que o item anterior (RESULTADOS e DISCUSSÃO).

Elementos das REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. Apresentam FORMATO segundo a norma de Vancouver
  2. São ATUAIS e RECENTES
  3. São RELEVANTES para o estudo

Quanto aos itens acima, as REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS do trabalho são:

  • Excelentes (5 pontos)
  • Boas (4 pontos)
  • Médias (3 pontos)
  • Satisfatórias (2 pontos)
  • Ruins (1 ponto)

Elementos da RELEVÂNCIA DO ESTUDO:

  1. Contribuição ORIGINAL para o conhecimento dermatológico
  2. Relevância para a SOCIEDADE e SAÚDE COLETIVA

Quanto aos itens acima, a RELEVÂNCIA do trabalho é:

  • Excelente (5 pontos)
  • Boa (4 pontos)
  • Média (3 pontos)
  • Satisfatória (2 pontos)
  • Ruim (1 ponto)

Avaliação GLOBAL do trabalho (Peso 2):

De forma geral o trabalho pode ser considerado:

  • Excelente (10 pontos)
  • Bom (8 pontos)
  • Médio (6 pontos)
  • Satisfatório (4 pontos)
  • Ruim (2 pontos)

6. Roteiro de avaliação de Mini-caso

Questão Eliminatória Preliminar:

Há elementos que identifiquem autores, serviços ou instituições?

  • SIM – Trabalho desclassificado
  • NÃO – Prossegue a avaliação

Elementos do TÍTULO:

  1. DESCREVE o principal aspecto da doença abordada
  2. Emprega PALAVRAS / TERMOS oriundos da nomenclatura científica

Quanto aos itens acima, o TÍTULO do trabalho é:

  • Excelente (5 pontos)
  • Bom (4 pontos)
  • Médio (3 pontos)
  • Satisfatório (2 pontos)
  • Ruim (1 ponto)

Elementos do RESUMO:

  1. Reúne as PRINCIPAIS INFORMAÇÕES do(s) caso(s)
  2. É ESTRUTURADO conforme as normas
  3. Emprega PALAVRAS/TERMOS oriundos da nomenclatura científica

Quanto aos itens acima, o RESUMO do trabalho é:

  • Excelente (5 pontos)
  • Bom (4 pontos)
  • Médio (3 pontos)
  • Satisfatório (2 pontos)
  • Ruim (1 ponto)

Elementos dos FUNDAMENTOS:

  1. APRESENTA os principais elementos da doença ou do procedimento relatado
  2. JUSTIFICA a importância do relato
  3. REDIGE com clareza, concisão e usa corretamente o IDIOMA

Quanto aos itens acima, os FUNDAMENTOS do trabalho são:

  • Excelentes (5 pontos)
  • Bons (4 pontos)
  • Médios (3 pontos)
  • Satisfatórios (2 pontos)
  • Ruins (1 ponto)

Elementos do RELATO DO CASO (PESO 2):

  1. Apresenta os PRINCIPAIS ASPECTOS relacionados ao caso ou procedimento
  2. Explora de forma COMPLEMENTAR elementos diferenciais e confirmatórios da doença
  3. REDIGE com clareza, concisão e usa corretamente o IDIOMA

Quanto aos itens acima, o RELATO DO CASO do trabalho é:

  • Excelente (10 pontos)
  • Bom (8 pontos)
  • Médio (6 pontos)
  • Satisfatório (4 pontos)
  • Ruim (2 pontos)

Elementos da DISCUSSÃO:

  1. ANALISA e INTERPRETA criticamente os resultados
  2. COMPARA os dados com a literatura
  3. REDIGE com clareza, concisão e usa corretamente o IDIOMA

Quanto aos itens acima, a DISCUSSÃO do trabalho é:

  • Excelente (5 pontos)
  • Boa (4 pontos)
  • Média (3 pontos)
  • Satisfatória (2 pontos)
  • Ruim (1 ponto)

Elementos das ILUSTRAÇÕES / FIGURAS / TABELAS:

  1. APRESENTAÇÃO objetiva dos dados
  2. QUALIDADE das imagens / tabelas
  3. QUANTIDADE das imagens / tabelas
  4. LEGENDAS claras e explicativas

Quanto aos itens acima, as ILUSTRAÇÕES do trabalho são:

  • Excelentes (5 pontos)
  • Boas (4 pontos)
  • Médias (3 pontos)
  • Satisfatórias (2 pontos)
  • Ruins (1 ponto)

ATENÇÃO: Caso o trabalho não necessite de ilustrações e o autor não as tenham incluído, o item (ILUSTRAÇÕES / FIGURAS / TABELAS) deverá ser avaliado com a mesma pontuação que o item anterior (DISCUSSÃO)

Elementos das REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. Apresentam FORMATO segundo a norma de Vancouver
  2. São ATUAIS e RECENTES
  3. São RELEVANTES para o estudo

Quanto aos itens acima, as REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS do trabalho são:

  • Excelentes (5 pontos)
  • Boas (4 pontos)
  • Médias (3 pontos)
  • Satisfatórias (2 pontos)
  • Ruins (1 ponto)

Elementos da RELEVÂNCIA DO CASO:

  1. Descrição ORIGINAL de caso ou procedimento (comprovado pela literatura)
  2. Relevância para a SOCIEDADE e SAÚDE COLETIVA

Quanto aos itens acima, a RELEVÂNCIA do trabalho é:

  • Excelente (5 pontos)
  • Boa (4 pontos)
  • Média (3 pontos)
  • Satisfatória (2 pontos)
  • Ruim (1 ponto)

Avaliação GLOBAL do trabalho (Peso 2):

De forma geral o caso clínico pode ser considerado:

  • Excelente (10 pontos)
  • Bom (8 pontos)
  • Médio (6 pontos)
  • Satisfatório (4 pontos)
  • Ruim (2 pontos)

Resultado Final

Parecer conclusivo do avaliador
Recomendado (sugerido > 30 pontos)
Não recomendado (sugerido ≤ 30 pontos)
Cada trabalho será avaliado por três julgadores distintos, de modo cego.

A comunicação da aprovação do trabalho e da categoria a ser apresentado, será efetivada por meio da via eletrônica, ao primeiro autor. Os autores dos trabalhos aceitos receberão comunicado eletrônico (via e-mail indicado no cadastro on-line) informando sobre a recomendação ou não do seu trabalho com mais detalhes e orientações sobre data, horário e local, além da disponibilização no site dessas informações. A secretaria do evento enviará a confirmação entre 16 e 22 de março de 2013.

Após a aprovação, os autores deverão confirmar ou não a apresentação dos respectivos trabalhos e apresentá-los na forma de pôster eletrônico. ATENÇÃO - os autores, que após esta confirmação, não expuserem os seus trabalhos, sejam eles sob formato de mini-caso ou investigação, não poderão participar do processo de premiação.

O trabalho aprovado deverá ter um dos autores obrigatoriamente inscrito no Congresso.

A SBCD não é responsável pelos custos de transporte e hospedagem, relacionado à apresentação do trabalho aprovado.

IMPORTANTE

A aprovação do trabalho para apresentação como pôster eletrônico no congresso será realizada pela comissão de avaliadores online.

Critério de Desempate

Será usado como critério de desempate entre os trabalhos que obtiverem a mesma pontuação classificatória a seguinte ordem:

Para trabalhos de investigação

  1. A maior nota no item Métodos (nota geral).
  2. A maior nota no item Avaliação Global.
  3. A maior nota no item Relevância do Estudo.
  4. Se estas ainda estiverem semelhantes, a data de submissão on-line será o critério de desempate.

Para trabalhos de mini-caso

  1. A maior nota no item Relato do caso.
  2. A maior nota no item Avaliação Global.
  3. A maior nota no item Relevância do Estudo.
  4. Se estas ainda estiverem semelhantes, a data de submissão on-line será o critério de desempate.

7. Classificação dos trabalhos

Os trabalhos selecionados de cada área terão sua classificação geral especificada pela média das notas das três avaliações online.

TODOS os trabalhos selecionados para apresentação em pôster eletrônico poderão ser disponibilizados no site www.sbcd.org.br em área restrita aos sócios da SBCD, exatamente da forma como foram encaminhados. Não serão aceitos pedidos de modificações (nomes ou títulos) após o recebimento dos mesmos.

Os trabalhos de investigação, mini-caso e Jovem Dermatologista (mini-caso e investigação), selecionados em primeiro a terceiro lugares poderão ser apresentados ORALMENTE na Sessão Especial do Congresso. Neste caso, é solicitado aos apresentadores trazer o trabalho também em multimídia para a reapresentação, no caso de serem premiados.

Sobre a apresentação oral:

Os trabalhos serão apresentados em multimídia em formato adequado com a seguinte distribuição de tempos e ordem de apresentação:

  • Investigação Científica: 08 minutos no máximo para cada trabalho;
  • Mini-caso: 04 minutos no máximo para cada trabalho.

8. Premiação

Mini-caso (Prêmio Jorge José de Souza Filho):

  • 1º lugar - R$ 2.500,00
  • 2º lugar - R$ 1.500,00
  • 3º lugar - R$ 1.000,00

Investigação (Prêmio Luiz Henrique Camargo Paschoal):

  • 1º lugar - R$ 2.500,00
  • 2º lugar - R$ 1.500,00
  • 3º lugar - R$ 1.000,00

Jovem Cirurgião Dermatológico (Prêmio Ival Peres Rosa):

  • 1º lugar (Investigação) - R$ 1.500,00
  • 1º lugar (Mini-caso) - R$ 1.000,0

9. Guia para confecção do pôster eletrônico

TODOS os trabalhos inscritos e aprovados deverão ser apresentados em pôster eletrônico.

A apresentação do trabalho em pôster eletrônico propicia uma oportunidade única de divulgá-la entre um grande número de pessoas.

Os autores com os trabalhos aprovados devem submeter seu pôster eletrônico através do sistema de submissão de trabalhos do congresso: http://www.sbcd.org.br/campos2013/trabalhoscientificos. Procure seu trabalho na sua Lista de Trabalhos, e se estiver aprovado, a submissão do arquivo digital estará disponível.

Uma confirmação da submissão do pôster eletrônico e da adequação será enviada ao e-mail cadastrado. Caso o arquivo apresentar algum problema técnico, o arquivo terá que ser submetido novamente, com as alterações apontadas.

A estrutura do conteúdo do pôster eletrônico deve seguir o regulamento da submissão:

  1. Mini-caso: preparar em Power-point (extensão .ppt) no máximo de 12 telas e máximo 10Mb: a primeira tela é para o Título do trabalho, autores, serviço de origem, ausência de conflito de interesse. Se houver conflito de interesse com o trabalho apresentado ou apoio de agência de fomento ou outro tipo de apoio, declará-los na tela de n° 2. A última tela é para as referências. Do ponto de vista prático sugerimos preparar como se fosse apresentação oral de mini-caso. Incluir o relato do caso (identificação, história clínica, métodos diagnósticos, tratamento e evolução), fotos clínicas, histopatológicas e outras se necessário.
  2. Investigação científica: preparar em Power-point (extensão .ppt) no máximo de 16 telas e máximo 10Mb: a primeira tela é para o Título do trabalho, autores, serviço de origem, ausência de conflito de interesse. Se houver conflito de interesse com o trabalho apresentado ou apoio de agência de fomento ou outro tipo de apoio, declará-los na tela de n° 2. A última tela é para as referências. Do ponto de vista prático sugerimos preparar como se fosse apresentação oral de trabalho de investigação: introdução, objetivos, material ou casuística, métodos, resultados, discussão e conclusão. Incluir tabelas, gráficos, fotos clínicas e histopatológicas (se pertinentes) e outras se necessário.

Usar imagens apresentadas na submissão e adicionar outras, se couber. A formatação de cores e lay-out é de livre escolha, mas sugerimos fundo branco com logo da Universidade/Faculdade e letras em preto.

Limite de trabalhos de Pôster

A critério da Comissão Organizadora o número de trabalhos será limitado. Em caso de empate, será aplicado uma rotina de avaliação de desempate.

10. Informações adicionais

O sistema eletrônico para envio de trabalhos estará disponível a partir de 01/02/2013. O preenchimento e envio será exclusivamente por meio da via eletrônica: http://www.sbcd.org.br/campos2013; o link para este endereço estará disponível também nos respectivos endereços da Sociedade.

Data limite para o envio será até as 24 horas do dia 22/02/2013.

Todas as submissões de trabalho para o XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica devem acompanhar os padrões e requerimentos da revista Anais Brasileiros de Dermatologia, indexada nas bases de dados MEDLINE, LILACS, Medical & Surgical Dermatology, Periodica, Scielo e Latindex. Portanto, todos os trabalhos devem ser resultantes de pesquisas ou revisões de temas dermatológicos e correlatos.

Todas as submissões de trabalho devem incluir o Consentimento de uso em publicação, Declaração de Conflito de Interesses, Autorização para publicação de imagens e Declaração de autoria do trabalho. Estes formulários fazem parte do processo de submissão eletrônica para o XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica.

Todos os trabalhos devem ser submetidos através do endereço eletrônico http://www.sbcd.org.br/campos2013. Este local fornece instruções para a submissão do manuscrito bem como orientações para os autores. Questionamentos sobre a submissão e formulário eletrônico podem ser dirigidos a campos2013@sbcd.org.br.

Política editorial

As opiniões e declarações contidas nos trabalhos submetidos ao XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, não sendo necessariamente coincidentes com as da Comissão Científica do XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica.

A Comissão Científica e Comissão Julgadora do XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica não garantem, nem endossam os produtos ou serviços anunciados, sendo as propagandas de responsabilidade única e exclusiva dos anunciantes. Também não garantem qualquer promessa relacionada ao serviço ou produto veiculado no material submetido.

Dinâmica de Apresentação no congresso dos trabalhos submetidos e selecionados

Apresentador

O autor principal ou apresentador deverão estar inscritos no Congresso no momento da inscrição do trabalho. Caso contrário, o mesmo será devolvido.

Certificados

Será entregue apenas um certificado por trabalho apresentado, constando neste o nome do autor e os demais como coautores informados no trabalho enviado.

Publicação

Os resumos dos trabalhos selecionados para apresentação em pôster serão publicados no site da www.sbcd.org.br em área restrita aos sócios da SBCD exatamente da forma como foram encaminhados. Não serão aceitos pedidos de modificações (nomes ou títulos) após o recebimento dos mesmos.

Sobre Patrocínios

Qualquer forma de patrocínio deverá ser referida na seção de conflito de interesses. É vedada a distribuição de material promocional de empresas patrocinadoras dos apresentadores. As drogas citadas deverão ser identificadas pelo seu nome químico.

Não será permitida a veiculação de anúncios citando os trabalhos apresentados no Congresso que induzam à interpretação de que foram endossados pelo XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica ou pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, sem autorização formal dessas entidades.